sexta-feira, 18 de abril de 2008

Avião da TAM derrapa e sai da pista ao pousar


18 de novembro de 1999

Um Fokker-100 da TAM, de prefixo PT-MQL, derrapou às 8h44 ao aterrissar no aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio. No pouso, a aeronave derrapou na pista e foi parar no gramado ao lado, a cerca de 100 m da baía da Guanabara, onde estacionou com a asa esquerda encostada no chão e o trem de pouso traseiro do mesmo lado quebrado. Não houve feridos.

O vôo 904, que saiu de São Paulo às 7h50, transcorreu normalmente, segundo os passageiros, até a aterrissagem.Segundo o DAC (Departamento de Aviação Civil), órgão fiscalizador do setor, havia 106 pessoas a bordo - 101 passageiros e 5 tripulantes. A TAM informou que os passageiros eram 107.

O DAC classificou o episódio de "incidente grave" e informou que não há registros anteriores sobre incidentes ou acidentes com a mesma aeronave. Em nota oficial divulgada na tarde de ontem, o DAC diz que "houve fratura do trem de pouso esquerdo, seguida de perda do controle direcional da aeronave e a conseqüente saída da pista pela lateral esquerda". A perícia sobre os motivos do incidente está sendo conduzida pela Divisão de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, do DAC, e pela empresa.

Os passageiros desembarcaram do avião com o auxílio da equipe de emergência do Santos Dumont, composta por 80 pessoas, incluindo bombeiros. Dois ou três passageiros saíram pela porta emergencial traseira, segundo a TAM. Alguns passageiros estranharam o fato de não ter sido usado escorregador para descer do avião, mas a TAM informou que a aeronave estava fora de perigo.

Os passageiros criticaram o atendimento em terra por parte da TAM e a demora na liberação da bagagem, que só saiu do avião por volta das 12h. Segundo a empresa, as bagagens não puderam ser retiradas antes porque a porta de acesso ao compartimento estava encostada no chão.

Passageiro demora para sair do avião

Depois da parada total do avião, os passageiros do Fokker-100 acidentado no aeroporto Santos Dumont contaram ter esperado cerca de dez minutos para sair da aeronave.

"Para quem está lá dentro, é uma eternidade", disse o engenheiro Evaldo Nunes David, 44, que estava com três colegas de trabalho da CPTM, empresa de transporte público de São Paulo. Os executivos vieram para uma reunião de negócios no Rio.

David teve de ser carregado pelos bombeiros para sair do avião porque a porta traseira por onde desembarcou estava muito alta para alcançar a escada, já que a aeronave estava tombada.

Seu colega de trabalho, o engenheiro eletrônico Osvaldo Pazzianotto, 41, disse ter ouvido um barulho muito forte assim que o trem de pouso tocou o chão. "As pessoas começaram a ficar assustadas, mas parou muito rápido.

"Segundo relato dos passageiros, não houve pânico, mas um clima tenso e de ansiedade. "Para sair, foi um sufoco porque ficamos com medo da possibilidade de explodir", disse Pazzianotto.

Ele considerou falha a atuação do pessoal de bordo e registrou formalmente sua queixa no DAC. "Ninguém falava nada. O comandante deu um só aviso, pelo sistema de som, e disse que estava tudo bem, muito ofegante, mostrando nervosismo, enquanto todo mundo pedia para abrir as portas de emergência."

Alceu Segamarchi, 41, também funcionário da CPTM, acredita que o piloto calculou mal a aproximação do solo. "O comandante mandou a gente ficar no avião. Não sei se esse é o procedimento certo, mas, para quem estava lá dentro, o melhor era sair correndo", disse.

Ele também reclamou da demora do atendimento do pessoal de bordo e estuda a hipótese de acionar judicialmente a TAM. Segamarchi contou que já imaginava uma aterrissagem dentro da baía. "Eu já estava me preparando para sair do avião nadando."

Segundo a TAM, o procedimento da tripulação foi correto.

Comentário: Claro, a TAM é perfeita, não falha nunca.

Fonte: Folha de S.Paulo - Foto: Site Airliners

Veja o histórico da aeronave:

PT-MQL - FOKKER F-28-0100 (11394)

Prefixo Operador DD
-------------- ----------------------------
PH-KXI FOKKER
B-2233 CHINA EASTERN AIRLINES 11.1992
PT-MQL TAM 10.1998
EP-CFM CHABAHAR AIRLINES
-------------- ----------------------------

Nenhum comentário: