sexta-feira, 18 de abril de 2008

Trinca em vidro interrompe vôo da TAM

11 de outubro de 2001

Chuva de granizo teria provocado o problema em avião que seguia de São Paulo a Belo Horizonte. Não houve feridos.

Um avião da TAM, modelo Airbus A320, teve parte do vidro da cabine trincado ontem à tarde, durante um vôo de São Paulo a Belo Horizonte. Segundo a companhia, a aeronave foi atingida por uma forte chuva de granizo e teve que interromper a viagem, retornando ao aeroporto de Congonhas, na capital paulista.

A fissura aconteceu em uma das três camadas que formam a estrutura do vidro frontal. A TAM diz que ela foi provocada pelo granizo, quando a aeronave estava a 3.000 metros de altura e ainda permanecia em procedimento de subida. Não houve feridos.

O vôo 3210 havia saído de São Paulo às 15h15 em direção ao aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais, levando 54 passageiros. O piloto do avião pousou novamente em Congonhas mais de meia hora depois, às 15h48.

A empresa afirma que a aeronave ainda não estava na metade do caminho e que esse intervalo de tempo a partir da decolagem se deu principalmente por causa do tráfego aéreo para pousos no aeroporto paulista. Apesar do incidente, esse procedimento não chegou a ser considerado forçado nem de emergência.

Como só houve fissura em uma das três camadas de vidro, a cabine também não teve despressurização (falta de pressão adequada para que todos respirem normalmente). Os 54 passageiros que estavam no avião foram acomodados em outros vôos durante a tarde de ontem, segundo a TAM.

Histórico

O avião Airbus A320 é um modelo novo da TAM para vôos domésticos. Ele passou a integrar a frota da companhia aérea somente no ano passado. A empresa diz que nunca havia registrado incidentes envolvendo fissuras no vidro da cabine.

A TAM teve vários acidentes aéreos nos últimos anos com seu modelo Fokker-100. O último deles aconteceu no último dia 15, em Belo Horizonte, quando uma hélice da turbina se desprendeu, atingiu a fuselagem, quebrou uma janela e provocou a morte da passageira Marlene Aparecida Sebastião dos Santos, 48.

O vôo era fretado pela agência turística CVC e havia decolado de Recife com destino ao aeroporto de Congonhas, levando 82 passageiros. O DAC (Departamento de Aviação Civil) ainda está investigando os motivos que levaram ao desprendimento da hélice.

O mais grave acidente aéreo com aviões da TAM aconteceu em 31 de outubro de 1996, quando um Fokker-100 que iria de São Paulo ao Rio de Janeiro caiu perto do aeroporto de Congonhas, logo após a decolagem. O acidente deixou 99 pessoas mortas e atingiu dez carros, dois prédios e sete casas da região.

Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário: